Isso torna essencial a limpeza regular de rolamentos lubrificados

Uma preocupação fundamental do projeto para rolamentos que são de difícil acesso, cuja manutenção é pouco frequente ou que operam em ambientes muito sujos para serem limpos de forma prática nos intervalos exigidos.

Embora os rolamentos autolubrificantes ainda possam exigir algum nível de lubrificação, sua necessidade reduzida de lubrificação cria vantagens importantes de manutenção para ambientes operacionais sujos

rpm do brasil nadella

Rolamentos em ambientes de vácuo – Ambientes de vácuo tendem a não apenas apresentar dificuldades de manutenção, mas também modos únicos de falha. Os rolamentos de plástico, por exemplo, são frequentemente preferidos em projetos que precisam funcionar em vácuo para eliminar requisitos de lubrificação. Mas os plásticos precisam ser cuidadosamente selecionados para uso no vácuo: alguns plásticos apresentam liberação de gases e liberação de partículas que não podem ser facilmente ventilados no vácuo.

Vazamento como falha: um ambiente limpo – Qualquer rolamento que exija lubrificação regular apresenta o risco de o lubrificante contaminar o ambiente circundante. Ao enfrentar requisitos de projeto para operação limpa (decorrentes de padrões ISO, regulamentações governamentais ou demandas de clientes por melhores práticas sustentáveis), o vazamento torna-se efetivamente um modo de falha do rolamento. Tendo esse risco em mente, os rolamentos plásticos autolubrificantes oferecem vantagens importantes para uma operação limpa nesses ambientes.